sábado, 29 de agosto de 2009

SÍNDROME DE "X FRÁGIL"


(X frágil, o Fantasma)

Hoje tive a coragem de falar sobre “ história de vida” que afinal não é mais que uma cruel realidade, onde os protagonistas somos nós, e não escolhemos os personagens. Uma realidade onde o “amanha” é um desafio e às vezes penso que estamos num beco sem saída . Pergunto-me ... como vai ser? O que lhes vai acontecer? Sou uma mulher de fé e vou confiar em Deus. Ele vai ser meu amigo...e com esta fé vou sobrevivendo para ter força e coragem para enfrentar os desafios constantes que entram pela nossa porta , sem pedir autorização.
Com isto quero alertar tudo e todos para não desistirem. Quando houver dúvidas procurai...não baixem os braços e principalmente se houver algum sintoma. Se precisarem de mim , ficai à vontade. Experiência não me falta.
A todos que me incentivaram e que me ajudaram a concretizar este objectivo o nosso muito obrigado. Não vale a pena citar nomes, eles sabem quem são. Amigos que ficarão em nossos corações, mas principalmente nos corações dos nossos filhos Rui Nuno e Zé Pedro
Porquê eu falar sobre este tema?
Quero alertar ...jovens, pais, profissionais de saúde , educadores...etc. para esta realidade que se chama “Síndrome do X Frágil”. É uma doença rara, silenciosa e como é genética não tem cura.
Quando nasceu o nosso primeiro filho( Rui Nuno) foi uma grande alegria, como é óbvio. Era uma criança dita “normal”...tudo indicava que não tinha problemas. Mas acompanhávamos o desenvolvimento dele com certa desconfiança (demorou a sentar, para andar, para falar) mas íamo-nos confortando com a ideia, compartilhada por familiares e por técnicos de saúde e foram muitos tanto aqui em Portugal como em Espanha “ que cada criança tem o seu tempo e umas desenvolvem-se mais cedo do que outras”.
O tempo foi passando a consultar médicos e mais médicos e as respostas eram sempre as mesmas. Exames atrás de exames e nada. Mas não desistíamos. Por fim fomos aconselhados a ter outro filho. Achavam que o Rui Nuno era uma criança muito mimada e a companhia de um irmão ou irmã ir-lhe- ia fazer bem. ...o Rui Nuno tinha apenas uma psicose. Foi internado e esse tempo é para esquecer...e nada de melhoras. O receio de ter outro filho era muito mas todos os médicos tinham a opinião que nada havia a recear.
Passaram oito anos e nasceu o Zé Pedro sem “problema “nenhum ...criança saudável, brincalhona, dita “normal”.


Mas as visitas aos médicos continuavam...Tinha o Rui Nuno nove anos emeio e o Zé Pedro um ano e meio ouvimos falar de uma médica ...fomos lá e então perguntou-nos se já tinhamos feito o “cariótipo” ao Rui Nuno. Dissemos que não ...ninguém nos tinha falado desse exame e nem o conhecíamos. O exame foi marcado e com insistência nossa também marcou para o irmão. Segundo as palavras da médica o Zé Pedro nada tinha( e esse também era o nosso parecer) e não valia a pena fazê-lo. Sabíamos que se passava algo com o mais velho mas com o Zé Pedro não. Mas o exame foi feito aos dois.
Num fim de tarde o telefone tocou. Atendi ...e do outro lado da linha perguntaram-me se era a mãe dos irmãos. Percebi que era a médica que me ligava. Começou por dizer cito” afinal os seus filhos têm os dois a mesma doença...uma doença incurável” sei que continuou a falar mas já não a ouvia. O mundo ...a casa ...tudo se desmoronou em cima de mim . Tudo ficou escuro ...senti raiva, ódio... uma mistura de sentimentos de impotência, misturados com o amor que lhes tinha e nada podíamos fazer. Senti um sentimento de culpa...afinal é por minha causa...Quis desistir...o que vais fazer? Os” pais coragem” estavam desfeitos...porquê? Os dois?.. .também o Zé Pedro...parecia um sonho...não um pesadelo ... sofremos...mas não estávamos sozinhos ...tínhamo-nos um ao outro.
Hoje apesar de tudo , todos os dias agradeço a Deus pelo milagre da vida. Tenho uns filhos lindos... felizes. O pai e a Carminha (é assim que eles nos tratam), têm muito orgulho neles.

Estão integrados na A.P.P.C.D.M de Vila Nova de Gaia onde encontramos pessoas maravilhosas, amigas e sei que eles são muito queridos por todos. Aproveito para fazer um agradecimento a todos desde a direcção, assistentes sociais. psicólogas, coordenador da F.P.,monitores, técnicos auxiliares e funcionários.


Maria do Carmo e Rui Soares


-->
Conheça a síndrome do X Frágil
O fantástico desenvolvimento da ciência ocorrido nos últimos cem anos, trouxe à área da Saúde e da Educação novas possibilidades de compreensão e intervenção, tanto nas doenças que acometem as crianças quanto nos transtornos, embora nestes últimos, a causa específica, a manifestação e a evolução não podem ainda ser determinados com precisão.

Entre as patologias, há aquelas que são condições de origem genética, como a Síndrome do X Frágil, considerada a segunda causa mais comum do comprometimento intelectual herdado, que resulta na maior parte das vezes, em problemas de aprendizagem.

A Síndrome do X Frágil, cujo nome se deve à uma alteração no cromossomo X , foi descoberta em 1969 por Herbert Lubs e assim batizada por Grant Sutherland. Crianças afetadas por tal Síndrome, apresentam atraso no desenvolvimento, problemas de comportamento e eventualmente, características físicas peculiares,que vem sendo observadas em uma proporção de cerca de 1:2000 homens e 1:4000 mulheres (prevalência). Nos homens as características da Síndrome parecem mais graves.

Crianças afetadas pela Síndrome do X Frágil, apesar de terem aparência quase sempre semelhante à de outras pessoas, possuem algumas características físicas, geralmente mais evidentes após a puberdade, como por exemplo, a face alongada, as orelhas maiores do que a média e em abano, a mandíbula proeminente e a macrorquidia (testículos aumentados) que aparece nos homens adultos. Podem apresentar ainda, hipotonia muscular, hiperextensibilidade das articulações, palato alto, prega palmar única, estrabismo ,escoliose, calosidade nas mãos (decorrente do hábito de morder as mãos) etc.

Entretanto, a particularidade mais significativa das pessoas afetadas pela Síndrome do X Frágil, é o comprometimento intelectual, que pode ir desde um déficit leve a um déficit grave, acompanhado de atraso na fala e da capacidade de comunicação.

Apesar desse quadro, alguns de seus portadores, conseguem em um período inicial apresentar desempenho escolar regular e até satisfatório, devido à sua excelente capacidade de memorização, facilidade em identificar logotipos e sinais gráficos, facilidade para a cópia, para a leitura e o uso de jargões e frases de efeito. No avançar das séries acadêmicas, é que as dificuldades começam a aparecer, principalmente na abstração e na integração das informações. Assim também, mesmo possuindo um vocabulário adequado para a idade, a fala começa a ser repetitiva e muitas vezes fora do contexto.

O papel do professor sensível e observador de seus alunos, é importante para alertar os pais da necessidade do encaminhamento ao neurologista não apenas para o diagnóstico, como para o início dos atendimentos especializados, os quais são definidos de acordo com o perfil de cada caso e devem ser revistos ao longo desenvolvimento infantil. Entre esses profissionais,temos o psicopedagogo, o fonoaudiólogo, o terapeuta ocupacional, etc .

Como há muitos casos em que a criança apresenta prejuízos e desempenho escolar pouco comprometidos, consegue-se com uma adequada intervenção alcançar excelentes resultados sociais e funcionais, o que já não ocorre com as crianças com comprometimento grave, que sempre precisarão de apoio fora da escola.

Por isso, quando uma criança apresenta problemas na aprendizagem, cuja causa seja difícil de se atribuir senão a um déficit intelectual, a indicação para o diagnóstico médico é indispensável, pois apenas o teste clínico e laboratorial específico para esta e outras Síndromes pode ser conclusivo.

Pessoas afetadas pela Síndrome do X Frágil tendem à apresentar déficit de atenção e gostam de imitar os outros, portanto é imprescindível que se dê um modelo adequado, se minimizem estímulos e se avise quando da necessidade de mudança na sua rotina. Essas medidas simples ajudarão o aluno portador da Síndrome do X Frágil a ter um desempenho acadêmico melhor. Uma estratégia muito eficiente para realizar actividades educativas é o uso do computador, que tem a vantagem de apresentar inúmeras vezes a mesma atividade selecionada, não requer a constante interação com outra pessoa e permite ir além da proposta inicial quando houver interesse.

Por receio de apresentar um comportamento alarmista,muitos professores e pais, deixam de levar a sério alguns sinais importantes de que algo não vai bem com a criança. Não se trata de forma alguma de tentar diagnosticar, já que esse papel é reservado aos médicos e nem de fazer um trabalho interventivo na sala de aula ou em casa, pois esse, deve ser realizado por profissionais especializados. Mas trata-se de observar e identificar algumas características e providenciar um diagnóstico profissional adequado, para de fato ajudar a criança. Esse é o nosso papel!
Maria Irene Maluf
Pedagoga Especialista em Psicopedagogia e Educação Especial

20 comentários:

  1. Tenho o previlégio de vos conhecer o que para mim é uma honra.
    Ler a vosso Blog reforça o quanto eu sinto e vos admiro.

    Francisco

    ResponderEliminar
  2. Num cantinho carregado de amor e coragem, tive a honra de vos conhecer.
    E, foi, e será grande a vosso luta, como enorme é a victória.
    Muito terei que aprender convosco, "familia coragem".
    Beijnhos para todos..
    Bety

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pela coragem que tiveram, ao públicar este blogue.
    Obrigado pelos fabulosos Primos que me deram!
    PARABÉNS!
    BEIJOS!

    ResponderEliminar
  4. Francisco
    O prazer é nosso ter-te conhecido.
    Obrigada pelo apoio...sê feliz!
    Família Soares

    ResponderEliminar
  5. Olá Justiceiro lindo...
    Vieste a correr à madrinha...
    Como gosto de ti,meu menino e como tu me ajudaste tantas vezes,para eu hoje ter assim os meus meninos...cito"os teus fabulosos primos".
    Parabens por teres um coração cheio de amor por eles...Obrigada por eu ser muitas vezes a "escolhida" dos teus momentos...Sê feliz...Tu mereces...Estás no meu coração...Beijinhos
    A tua família

    ResponderEliminar
  6. Bety
    Como me comoveram as tuas palavras...és linda.
    Um beijo cheio de carinho para a nossa amiga...
    Sê feliz...
    Família Soares

    ResponderEliminar
  7. Após a leitura do vosso testemunho, só me resta dizer-vos que admiro a vossa coragem, por tudo o que superaram.É de saleintar que a vossa experiência é de extrema importância para todos os pais e profissionais. Enquanto técnica, aproveito a oportunidade para agradecer as vossas palavras e para vos dizer que é um prazer trabalhar convosco. É a vossa colaboração que dá alento ao nosso trabalho. Bem hajam. Marília Vieia

    ResponderEliminar
  8. DrªMarília
    Obrigada pela sua simpatia.
    Sabemos que foi na A.P.P.C.D.M. que encontramos o melhor para os nossos filhos.Pessoas como voces que dedicam o vosso tempo e muitas vezes tempo extra, para cuidarem deles com amor. Esse amor que nós sentimos e que o Rui Nuno e o Zé Pedro precisam para se sentirem bem. Se assim não fosse eles não teriam a alegria que têm, para irem para o "trabalho" todos os dias. Como assistente social compeende melhor que ninguem o que queremos dizer.
    Beijinhos de todos nós para a pessoa especial que é.
    Família Soares

    ResponderEliminar
  9. Sou,seguidora dos meus meninos há onze anos e hoje ao ler este relato veridico do qual eu conheço,emocionei-me e olha que não é fácil isto é só porque eu os amo muito, eles vão ser sempre os meus meninos,e tanto eles como o pai e a carminho estarão sempre no meu coração. Estou aqui para tudo. amo-vos

    ResponderEliminar
  10. Lina
    Que bom abrirmos a página e lermos estas palavras,que eu tenho a certeza que são verdadeiras.Sabemos que os tens no coração...
    assim como nós te temos a ti há onze anos e meio.
    Tambem sabemos que podemos contar contigo e tantas vezes já o demonstrste...
    Obrigada e sê feliz.Tu mereces...
    A tua família

    ResponderEliminar
  11. Li com emoção o relato que fazes e que não é mais do que já me tinhas contado de viva voz. Claro que muita desta história de vida eu também acompanhei embora quase sempre de longe, por motivos que conheces. No entanto, houve muitos pormenores que, apesar de eu sempre me ter interessado por vós, obviamente me escapou. Mas tu soubeste dar-nos a conhecer todos os maus e bons (porque não) momentos da vossa vida. Sabes certamente que te admiro a ti e ao Rui, pelos maravilhosos pais que têm sido e por terem feito felizes os meus maravilhosos priminhos. Já inúmeras vezes vos mencionei como exemplo, a amigos que, por um motivo ou por outro, têm conhecimentto de casos idênticos ao vosso. Em suma vocês quatro são os heróis da família. Um Grande beijo para todos vós.

    ResponderEliminar
  12. Olá Nó
    Como fiquei feliz ao ler as tuas palavras. Sei que são sinceras e que por várias vezes nos elogiaste.E foi sempre o apoio de pessoas lindas como tu que nos ajudaram a ultrapassar obstáculos, que nos iam surgindo dia a dia e como tu sabes foram muitos e dolorosos.
    Para ti tambem vai o meu elogio. És o exemplo de uma filha que dedicou a sua vida aos seus queridos pais. Cuidaste tão bem do meu tio e agora?...E agora é um prazer ver-te com a minha tia Peta. O amor que lhe dedicas, mas que tambem é recíproco...porque tu és a menina dela. Enfim és um doce ou seja são duas queridas que nós guardamos no coração.
    Um beijo grande à prima e outro à tia
    Família Soares

    ResponderEliminar
  13. Recebi com satisfação a notícia do vosso blog e é com muito orgulho que agora vos escrevo ( e a todos que acederem ao vosso blog); permitam-me continuar a usar o vosso exemplo e testemunho para outros pais e famílias que se defrontaram e/ou defrontam com este tipo de vivência nas suas vidas; é assim que nós técnicos e as instituições onde trabalhamos, podemos cumprir a sua nossa missão no apoio a todos para quem nos tornamos úteis aquando da identificação um criança/pessoa com deficiência ou dificuldades de desenvolvimento.
    No caso da APPACDM de Vila Nova de Gaia, enquanto Associação de Pais ( e amigos)continuamos a contar com a vossa colaboração de sempre.
    Parabens pela iniciativa e pela força e coragem que sempre encontram para transpôr todos os muros que a vida vos tem ergudo no vosso caminho.
    Dulce Coutinho

    ResponderEliminar
  14. DrªDulce
    Como nos sentimos bem ao ler o seu comentário.
    São pessoas como a Drª, que neste caso ocupa o lugar de directora na instituição onde os nossos filhos se encontram,a A.P.P.A.C.D.M. de Vila de Gaia,em quem nós confiamos e sentimos segurança. Realmente instituições como esta, fazem muita falta à sociedade. Existem muitas mais crianças no Concelho de V.N.Gaia que precisavam da vossa ajuda. Infelizmente não existem verbas para ampliar ou abrir novos centros para apoiar muitos mais utentes que necessitam do vosso auxilio.
    Tambem para mais pais como nós possam dizer...obrigada por existirem e fazerem tantas pessoas felizes.
    Família Soares

    ResponderEliminar
  15. Foi um prazer conhecer-vos,assim como os vossos lindos filhos..
    Aliás, são dois maravilhoso miudos.
    A noite foi maravilhosa para mim, senti-me tão feliz e orgulhosa, por ter um de cada lado,com o braço dado,debaixo dum guarda chuva,a falarmos de musica,e a rir-mos..Eramos os tres iguais,não notei difenreças,apenas estavamos felizes.
    Carminho e marido,gostamos muitos de vos conhecer,como amor tudo se vence,e vocês são a prova..
    Beijinhos com carinho.

    Lenita e Zé

    ResponderEliminar
  16. Olá casal simpático...
    O prazer foi nosso de vos ter conhecido e podeis crer que foi muito bom para os meus filhotes passarem com vocês e com os dois outros amiguinhos aquela noite. Para a próxima de certeza que já vos leva tarefas, iguais à da Bety e do Francisco.
    Podeis crer que é o amor que nos ajuda a vencer estes obstáculos que nos tem surgido na vida...
    Espero que haja uma próxima vez,brevemente...para estarmos todos juntos.
    Com carinho...
    Família Soares

    ResponderEliminar
  17. Há dois caminhos na vida,o da ignoracia e o da sabedoria.O da sabedoria são destes pais que tudo fizeram e fazem para os meus meninos,(sim meus...)são homens e meninos,com sabedoria dado pela vida que têem.A ignorancia é daqueles pais que não sabem que há histórias destas,que até podem ser parecidas com as delas,esta é verdadeira,com muita luta e amor tudo se vence,sem ela nada se faz.E eu sou testemunha destes quatro seres humanos que deram um exemplo de vida,a conhecer a muita gente (espero que leiam)esta é a verdade!.Parabens pais de coragem com amizade desta amiga que está sempre por perto...E que muito tinha que dar a conhecer, o amor que estes pais dão a estes meninos,parabens familia maravilhosa.Com muita amizade desta vizinha e amiga Rosa nogueira...

    ResponderEliminar
  18. Olá Carminha,
    mal nos conhecemos mas há já algum tempo que li "A nossa história" e pensei comentar. Não o fiz naquela altura, e hoje venho até aqui apenas para te dar os parabéns pela coragem que tiveste ao trazeres um tema que, tantas vezes, é escondido da sociedade.
    Pelo que já falámos, acredito que o amor vence tudo e o futuro sorri aos que têm um coração lindo como o teu, que, tanto quanto sei, chega a ser bom de mais.
    Fui procurar uma música calma para te dedicar pois imagino que, uma vez por outra, precises. Espero que gostes.

    http://www.youtube.com/watch?v=uneEmJ7W-U4

    É uma da manhã vou ver se descanso.
    Um beijinho grande e sê feliz.
    Alice

    ResponderEliminar
  19. olá me chamo noélly
    moro em cornélio procópio paraná ..
    sou estágiaria de uma sala especial tenho um aluno com a sindrome .ele é uma benção ...
    Deus sabe como sou feliz por trabalhar neste lugar !
    se puder meu msn :noelly_lifecrazy@hotmail.com
    se puder converse comigo para conversamos sobre estas bençãos !
    beijos

    ResponderEliminar
  20. Boa tarde,
    Chano-me Rita,mestranda em Ensino Especial.
    Adoraria poder falar consigo sobre esta história de vida. Deste modo agradecia que me enviasse o seu e-mail ou que me enviasse um mail para rdbessa@hotmail.com.

    beijos

    ResponderEliminar